DOR NA RELAÇÃO SEXUAL É NORMAL?
- Alex Pereira
- 30 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Dor na relação sexual NUNCA é normal e qualquer dor deve ser investigada buscando-se a origem para tentar reverter a situação.
Dores na relação sexual chama-se dispareunia e podem ser causadas por diversos fatores desde problemas na lubrificação, excitação, endometriose, problemas no relacionamento, quanto à traumas do passado e outras causas.
VAGINISMO
O vaginismo é uma série de espasmos e contrações involuntárias dos músculos profundos ao redor da v4gin4, que acabam por causar muita dor, desconforto e, às vezes, até impossibilitando às relações sexuais que a mulher pode ter.
A dor e o medo podem ser tão fortes que a penetração sexual se torna impossível.
As causas do vaginismo não são bem definidas, mas acredita-se que sejam associadas a problemas psicológicos, como abusos, violências sexuais e traumas vividos no passado.
- Sinais de que a mulher pode apresentar vaginismo:
Penetração é impossibilitada;
Sente que a vagina fecha no ato sexual;
Repulsa pelo próprio órgão g£enital;
Medo de ter relação sexual;
Problemas para usar absorvente interno ou coletores menstruais;
Frustração;
Ansiedade e depressão
VULVODÍNIA
A vulvodínia é uma dor, ardor, irritação, queimação na área em torno da entrada da v4gin4, na musculatura proximal do períneo.
É caracterizada como uma dor crônica na região da vulv4, que pode ser generalizada ou localizada, pode ser uma dor constante ou passageira, podendo durar de meses a anos.
Pode ser tão desconfortável que algumas atividades podem parecer insuportáveis, como sentar por longos períodos, usar roupas mais apertadas ou ter relações sexuais.
Sua prevalência gira em torno de 8 a 16% em mulheres ainda na fase sexualmente ativa, e pré-menopausa, acometendo em sua maioria mulheres brancas.
A fisioterapia pélvica tem ampla atuação em todos os tipos de dores durante a após a relação, melhorando a qualidade de vida da paciente.
Comments